A Secretaria de Educação de Caruaru/PE e a AUGE, em conjunto, realizaram a automatização da ferramenta Alfabetômetro, com o objetivo de identificar e acompanhar o processo de alfabetização dos alunos da rede de ensino; uma espécie de termômetro que sonda as habilidades de leitura e escrita dos estudantes e, a partir de uma análise, os enquadra na etapa pertinente. Segundo Dayse Lieuthier, Gerente de Ensino Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Município de Caruaru:

Mulheres caucasianas de cabelos pretos, ambas de óculos.Dayse Lieuthier: Gerente de Ensino Anos Iniciais (Esquerda)
Irys Freire: Técnica de Organização Escolar (Direita)
 

“O índice é um instrumento de gestão e monitoramento das aprendizagens dos estudantes, do 1° ao 5° ano. Nele acompanhamos a evolução dos estudantes no processo de alfabetização (Estudantes alfabetizados, Estudantes em processo de alfabetização e Estudantes não alfabetizados)."

Esta ferramenta, a princípio, teve sua origem de maneira analógica. As escolas contavam com um Alfabetômetro, em formato de painel, alimentado pela coordenação pedagógica, com base em avaliações periódicas de sondagem de leitura e escrita. Hoje, com a adoção da Solução Auge Educacional, é possível extrair um relatório, a partir do apontamento de avaliação descritiva realizado pelo educador, que identifica o nível de alfabetização em que o aluno se encontra.

Com os resultados em mãos, o educador classifica o aluno em uma escala - não alfabetizado (pré-silábica e silábica sem valor sonoro), em processo de alfabetização (silábica com valor sonoro e silábica-alfabética) ou alfabetizado -  tendo uma visão de fato da situação do aluno e podendo agir diretamente no que se verificou como dificuldade, acelerando o seu processo de aprendizagem. Isto posto, a automatização deste processo auxilia os gestores e educadores no que diz respeito ao gerenciamento da rede de ensino e a tomada de decisões.

Neste sentido, o Município de Caruaru/PE evolui a cada dia e expande sua presença no cenário da educação, trazendo inovações tecnológicas para melhor atender sua COMUNIDADE EDUCACIONAL CONECTADA, além de sensibilizar seus atores no uso destas ferramentas.

Conheça aqui a nossa Solução! E nos acompanhe em nossas redes sociais para conferir nossos conteúdos!

Cartaz do Alfabetômetro no mural da escola Foto: Prefeitura de Caruaru/Divulgação