No dia 25 de agosto comemora-se oficialmente o Dia Nacional da Educação Infantil, tal data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns; além de ter sido criada com a finalidade de debater a qualidade da educação para a primeira infância.
A educação infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, é a primeira etapa da educação básica, é uma fase considerada primordial e a base para o processo de aprendizagem. Neste período, a criança é estimulada a construir as noções de identidade e subjetividade, de ser, estar e significar no mundo, assim como desenvolver seu potencial.
Isto posto, aproveita-se a oportunidade deste dia para se identificar e destacar diversos desafios, também desmitificar alguns mitos e, promover a conscientização da sociedade a respeito do direito fundamental das crianças ao acesso e à vivência de uma educação infantil com qualidade. Uma das pautas de importante discussão, por exemplo, é o impacto causado pelo isolamento durante a pandemia, comprometendo os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se que orientam o fazer pedagógico durante esta etapa.
Para mais informações acesse nosso site (www.auge.com.br) e acompanhe nossas publicações!