Está em fase final de implantação na Fiat Automóveis, em Betim, um novo aplicativo da Solução Auge Ambiental: o módulo de “cálculo emissão de VOC”. Tal aplicativo passa a integrar o conjunto de softwares utilizados pela Fiat, que é cliente da Auge desde 2010, quais sejam, os módulos de gestão de resíduos e monitoramento ambiental.

O módulo de “gestão de resíduos” fornece recursos que visam controlar todo o trajeto percorrido pelos resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final; sua principal finalidade é contribuir para a redução da produção de despejos nos pontos geradores e, assim, manutenção do equilíbrio entre a necessidade de produção do resíduo e o seu impacto ambiental.

O sistema de “monitoramento ambiental” pode ser conceituado como um recurso de recolhimento de dados, conhecimento e assistência ininterrupta e detalhada das variáveis ambientais, com o objetivo de apontar e mensurar o estado do meio ambiente em certo período de tempo, assim como as direções posteriores.

Sobre o novo módulo de “cálculo de emissão de VOC”, o mesmo tem como objetivo automatizar o cálculo de geração dos compostos orgânicos voláteis (todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre 50 e 260ºC) no processo de pintura de veículos da FIAT CHRYSLER. Além de emitir os relatórios específicos que atendem a necessidades gerenciais e legais e, ainda, apurar as variações de rendimentos no consumo de insumos.

Por fim, a solução desenvolvida pela Auge está em conssonância com os ordenamentos jurídicos brasileiro e italiano e, traz como benefícios a segurança e presteza das informações.