Dados, por exemplo, provenientes de avaliações educacionais trazem informações não apenas sobre o rendimento do aluno, mas podem, com esse tipo de tecnologia, indicar a respeito de dificuldades específicas, pontos relacionados a conteúdo anteriores do currículo que não foram bem entendidos e agora formam uma "bola de neve", assuntos que os alunos trataram com facilidade, tempo de dedicação ao exercício etc.

Todas essas informações trazidas de maneira personalizada e no momento certo auxiliam o professor e os gestores educacionais a planejarem medidas de intervenção pedagógica no dia a dia da sala de aula, criando, assim, novos e melhores momentos de aprendizagem significativa.

A coleta e tratamento de dados educacionais são tarefas bastante delicadas e seu uso em larga escala deve ser feito com bastante responsabilidade técnica. Os métodos estatísticos são variados: análise clássica, análise de desempenho pela Teoria de Resposta ao Item, árvore de decisão, análise de dependência entre conteúdos e muitos mais.

Os insights mais interessantes que surgem quando se faz uso de ferramentas de inteligência de dados são os relacionados à metodologia de ensino, ou ainda, à compreensão de como os alunos aprendem melhor. O conjunto discente em uma escola é bastante diverso: tem interesses, vivências, inteligências e personalidades diferentes. Conseguir promover uma aula de qualidade, que inclua essa diversidade e seja motivadora para os alunos é algo que a tecnologia ajuda muito. Salas de aula invertidas e métodos de educação híbrida, por exemplo, são dois pontos que ganham muito em qualidade quando do uso de inteligência de dados.  

 

*Especialista Diego Camacho: Fundador da TRIEduc Inteligência Educacional; Estatístico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV; Tem reconhecida experiência no desenvolvimento de pesquisas quantitativas e qualitativas e no desenvolvimento de projetos de avaliação educacional pela Teoria da Resposta ao Item, pesquisas de fatores associados à aprendizagem e modelagem estatística.