A compilação dos relatórios dos dez primeiros anos do Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), principal espaço de discussão internacional sobre governança da Internet, foi publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Produzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e lançado durante a 5ª turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet (EGI), o livro "Fórum de Governança da Internet: Relatórios dos dez primeiros anos do IGF" reúne tradução inédita dos relatórios de 2006 a 2015. Pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema podem fazer o download gratuito por meio do endereço: http://cgi.br/publicacoes/indice/livros/.

O livro integra a coleção "Cadernos CGI.br – Referências", iniciativa do CGI.br para incentivar o debate sobre a governança da Internet com documentos fundamentais e estudos sobre o tema.

A introdução é de Flávio Rech Wagner, ex-conselheiro do CGI.br e membro entre 2015 e 2017 do Grupo de Aconselhamento Multissetorial (MAG, na sigla em inglês), grupo de trabalho da ONU encarregado da programação do IGF, e apresenta a estrutura do evento e o contexto que levou à criação do Fórum, realizado anualmente sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU). "O IGF definitivamente encontrou seu lugar no cenário internacional, constituindo-se em um fórum único e hoje insubstituível. É reconhecido como um espaço privilegiado para o debate integrado de aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos que são inseparáveis do uso e do desenvolvimento da Internet", escreve.

O livro traz ainda a análise de eventos que marcam a história recente da governança da Internet, a importância e os desafios do multissetorialismo, além de perspectivas para o futuro. Em uma entrevista concedida a Flávio Wagner, Carlos A. Afonso, ex-conselheiro do CGI.br e um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil comenta: "A grande relevância do IGF é ter mobilizado, em termos planetários, a ideia de que a governança é algo importante e de que precisamos seguir as políticas que os governos de nossos países estão propondo ou realizando e comparar com as de outros países".

Lançamento e vídeo
Para marcar o lançamento da publicação durante a EGI - iniciativa do CGI.br e NIC.br que é referência brasileira para capacitação e construção de conhecimento sobre governança da Internet – foi exibida pela primeira vez uma entrevista com Carlos A. Afonso sobre sua trajetória desde o início da Internet no Brasil. Na ocasião houve um debate com a participação do entrevistado, mediado por Diego Canabarro, membro da Assessoria às Atividades do CGI.br. O vídeo com a entrevista de Carlos A. Afonso está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KvCWjq5eHYU.

 

Sobre os Cadernos CGI.br
A coleção Cadernos CGI.br reúne publicações diversas sobre o uso e a governança da Internet. Além do livro sobre o IGF, os títulos incluem a versão em língua portuguesa do livro "Uma introdução à governança da Internet", da DiploFoundation, os documentos produzidos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), a Declaração Multissetorial do NETmundial (em sete idiomas) e o estudo "Combate ao Spam na Internet no Brasil" (disponível em português, inglês e espanhol). Para fazer o download das publicações dos Cadernos CGI.br, basta acessar: http://www.cgi.br/publicacoes/indice/livros/.

Universidades, bibliotecas e centros de pesquisa interessados em receber uma cópia impressa das publicações podem enviar uma solicitação para .

 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.