As práticas educacionais na sala de aula sempre foram apoiadas com a utilização de tecnologias. Nos momentos de leitura, consulta, provas e outras atividades didáticas, foram e ainda são utilizadas, tecnologias tradicionais como o quadro negro, lápis, papéis, livros, carteiras, entre outros. 

Com este olhar, percebe-se que as tecnologias estão sempre aliadas a educação. A escola tem assimilado as novas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis para a potencialização das práticas educacionais dentro e fora da sala de aula.

O vídeo abaixo conta através de uma linha do tempo a história da tecnologia na educação. Veja:

Muitas vezes relacionamos o conceito de "tecnologia" reduzindo às tecnologias digitais. Tecnologias de outras épocas, como o papel e o livro, são vistas quase como naturais. Porém, com uma mudança de perspectiva, vemos que essas tecnologias, como construções humanas, eram revolucionárias em seu tempo e foram assimiladas pelas gerações seguintes.

Hoje, no século XXI, novas tecnologias estão adentrando as escolas para aliar a práticas educacionais e a formação dos alunos. Estas tecnologias são a base de uma nova sociedade, dessa forma, sua aplicação de modo responsável poderá auxiliar os professores no intuito de alcançar essa nova percepção.